quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eu comigo - Helena Kolody

 

 Eu comigo
 Muito briguei comigo,
 tive raiva,
 me insultei.
 E, de incontido desgosto,
 em meu próprio ombro chorei.

 Helena Kolody

Helena tem publicado doze livros de poesia e doze antologias ou coleções, além de um número significativo de poemas em jornais e revistas. A Poeta vem recebendo destaque junto à crítica paranaense e brasileira por sua constante produção poética. 

Segundo Wilson Martins, Helena Kolody vive o paradoxo de ser, enquanto poeta, uma "figura exponencial das letras paranaense", sem ter gravado o seu nome e sua obra no quadro mais amplo da literatura brasileira. Ela é, com certeza, "poeta do Paraná não apenas pela naturalidade regional, mas também por haver acrescentado a voz do imigrante à temática da poesia brasileira" (1995: 52).

Para ela, o amor ficou sendo só um sentimento, um sonho, e Helena Kolody soube muito bem transformar esses sentimentos em palavras melodiosas, o que levou alguns poemas seus a serem musicados. São versos carregados de um lirismo puro, que embalam reminiscências de amores de outrora (até mesmo a própria palavra tornou-se antiga) quando não era vergonhosa a expressão verdadeira dos sentimentos, como vemos no poema Cântico de 1941:

 A luz do teu olhar é a estrela solitária 
Da noite deste amor, que é feito de silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você em nosso blog.
Deixe seu recado, expresse sua opinião sobre o assunto, ficaremos muito felizes.
Não esqueça de se identificar!!!