sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Curiosidade .... é sentir-se livre ao saná-la



     Ler é importante para obtermos conhecimento, isso é indiscutível. O problema é como fazer as pessoas lerem? Isso não é tarefa fácil, pois uma tarefa fácil, é algo que fazemos em 5 minutos, de forma automática. Ler requer tempo, disponibilidade, requer querer. Como posso despertar o "gosto" pela leitura, nos nossos alunos? Não existe fórmula pronta, e não tem ninguém que nos ensina a como fazer isso, a única coisa que é feita é levantar esse debate, agora o que fazer?????????
    Um aluno só vai se interessar pela leitura se ele encontrar algo que queira ler. Você, leria algo que não lhe desperta o menor interesse? A questão então, acho eu, é que não adianta despertarmos o "interesse pela leitura", e sim despertarmos a curiosidade. Se temos curiosidade, vamos querer sanar essa curiosidade. Agora como fazer isso se nem eu mesmo tenho curiosidade????? Quem irá despertar o gosto NOSSO pela leitura? Todos sabem que ler é importante, pois todos falam que ler é importante, mas importante para que mesmo????????? Ler é importante se eu quero descobrir mais, se eu quero enxergar mais, se eu quero conhecer mais, se eu quero saber mais, se eu quero crescer mais.
    Ler requer uma certa disciplina, 5 páginas por dia, 2 livros por mês, não desistir porque você não entendeu até a segunda página, por exemplo. Quem não tem essa disciplina não é um leitor de verdade, é somente alguém que folheia uma revista no consultório do dentista, ou lê o livro que ganhou de presente de aniversário. Ler é muito mais complexo, é uma questão de escolha, uma questão de oportunidade, uma questão de querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você em nosso blog.
Deixe seu recado, expresse sua opinião sobre o assunto, ficaremos muito felizes.
Não esqueça de se identificar!!!