quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De perto, ninguém é normal...


...eu pensava que o mundo fosse dividido em tribos...em pretos e brancos. Em índios e brancos. Mas agora sei que não é assim. O mundo só é dividido em duas tribos: a de pessoas que são babacas e das que não são.

(Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente - pg 236 - Sherman Alexie)

domingo, 28 de agosto de 2011

O tempo



"Não há um lugar de onde possamos nos esconder do tempo.
Podemos escapar dos reis e imperadores
e talvez até de Deus,
mas não podemos escapar do tempo.
O tempo nos encherga em toda parte,
pois tudo a nossa volta está mergulhado
neste elemento infatigável.

O dia do curinga - Jostein Gaarder

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

De perto ninguém é normal

  
      Quer conhecer um pouquinho da vida de um adolescente argentino?
      Ele não é muito diferente do restante do mundo!
      - Conflitos no colégio;
      - Amor não correspondido;
      - Perseguição pela professora de matemática;
      - Convívio com a solidão e a esperança;
      - Poesias ocultas.
      O que o difere talvez seja sua forma amorosa de cuidar de seus dois irmãos;
      - A tentativa de compreensão de conceitos feministas declarados por sua mãe;
      - A utilização de palavras e expressões sábias e divertidas;
      - Seu espanto ao saber que existem sim filhos que são espancados pelos pais, e repensar seu relacionamento familiar;
      - Sensibilizar-se com a beleza do filme 'Casablanca' (confesso que fiquei curiosa para assistir em preto e branco);
      - Possuir um amigo multifacetário.
      Muitas outras coisas mais pode-se descobrir de um adolescente de 13 anos, de sexualidade galopante que possui um meio sorriso que faz uma covinha na bochecha direita.
       Mas desconfiem se é só isso que encontraram no livro. Sei o que estou dizendo! rs,rs,rs,rs

(Resenha do livro "Nunca serei um super herói - Antonio Santa Ana)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Um dia



Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse
te dar só um presente
para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada.


Um dia - David Nicholls



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um dia


" - As pessoas te amam, Dex, de verdade. 
O problema é que elas te amam de uma forma irônica, 
meio sacana, uma espécie de mistura de ódio e amor. 
O que você precisa é de alguém que ame você sinceramente..."

Um dia - David Nicholls, p.240


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dentro do livro...




Gostaria de saber, disse para si mesmo, o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve acontecer alguma coisa, porque quando abro, existe ali uma história completa. 



Lá dentro há pessoas que ainda não conheço, e toda espécie de aventuras, feitos e combates - e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países e cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro do livro, é preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas antes disso, já está lá dentro. Gostaria de saber como... 

A história sem fim, Michael Ende 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conquistas...


"...Você conquistou, você conseguiu, você superou. Quem, além de você, vai alcançar a dimensão das  suas pequenas vitórias particulares?
Eu disse pequenas? Me corrijo. Contemplar um lago, rever um amigo, rezar para o seu próprio Deus, ver um filho crescer, perdoar, gostar de si mesmo: tudo isso é gigantesco para quem ainda sabe sentir."


Martha Medeiros - Doidas e Santas, p.90


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alguns...



Alguns livros devem ser degustados.
Outros são devorados.
Apenas poucos são mastigados.
E digeridos totalmente.

(Coração de Tinta - Cornelia Funke)


terça-feira, 16 de agosto de 2011

A tristeza permitida

"Se eu disser para você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver........Você vai dizer "te anima" e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza)..........Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém......
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legitimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
Depressão é coisa muito mais séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem razão aparente.....
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem por isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor - até que venha a próxima, normais que somos.
(Martha Medeiros - Doidas e Santas, p.21)

O caso do burro




"...Foi o caso que uma carroça estava parada, ao pé da Travessa de São Francisco, sem deixar passar um carro, e o carroceiro dava muita pancada no burro da carroça. Vulgar embora, este espetáculo fez parar o nosso Aires, não menos condoído do asno que do homem. A força despendida por este era grande, porque o asno ruminava se devia ou não sair do lugar; mas, não obstante esta superioridade, apanhava que era o Diabo. Já havia algumas pessoas paradas, mirando. Cinco ou seis minutos durou esta situação; finalmente o burro preferiu a marcha à pancada, tirou a carroça do lugar e foi andando.

Nos olhos redondos do animal viu Aires uma expressão profunda de ironia e paciência. Pareceu-lhe o gesto largo de espírito invencível. Depois leu neles este monólogo: "Anda, patrão, atulha a carroça de carga para ganhar o capim de que me alimentas. Vive de pé no chão para comprar as minhas ferraduras. Nem por isso me impedirás que te chame um nome feio, mas eu não te chamo nada; ficas sendo sempre o meu querido patrão. Enquanto te esfalfas em ganhar a vida, eu vou pensando que o teu domínio não vale muito, uma vez que me não tiras a liberdade de teimar...”

— Vê-se, quase que se lhe ouve a reflexão, notou Aires consigo.

Depois riu de si para si, e foi andando. Inventara tanta coisa no serviço diplomático, que talvez inventasse o monólogo do burro. Assim foi; não lhe leu nada nos olhos, a não ser a ironia e a paciência, mas não se pôde ter que lhes não desse uma forma de palavra, com as suas regras de sintaxe. A própria ironia estava acaso na retina dele. O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio. Tudo é que o dono tenha um lampejo de imaginação para ajudar a memória a esquecer Caracas e Cármen, os seus beijos e experiência política."

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Doidas e Santas


Até hoje pergunta-se: para que serve a arte, para que serve a poesia?
Intelectuais se aprumam, pigarreiam e começam a responder dizendo "Veja bem..." e daí em diante é um blablablá teórico que tenta explicar o inexplicável.
Poesia serve exatamente para a mesma coisa que serve uma vaca no meio da calçada de uma agitada metrópole. Para alterar o curso do seu andar, para interromper um hábito, para evitar repetições, para provocar um estranhamento, para alegrar o seu dia, para fazê-lo pensar, para resgatá-lo do inferno que é viver todo santo dia sem nenhum assombro, sem nenhum encantamento.


(Martha Medeiros - Doidas e Santas, p.10)



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nova coleção na biblioteca!!!!!

COLEÇÃO AMANHÃ

A série de livros Amanhã conta a história de um grupo de jovens durante uma invasão em seu país. Foi escrita pelo australiano John Marsden e detalha uma invasão de alta intensidade e ocupação da Austrália por uma potência estrangeira. A personagem principal, Ellie Linton, é uma garota que participa de um pequeno grupo de adolescentes que trava uma guerra de guerrilha contra os soldados inimigos em sua cidade natal, ficcional, de Wirrawee.
A nação que invadiu não é citada no livro, na verdade, nenhuma nação no mundo cumpre os critérios estabelecidos na série, provavelmente por intenção explícita do autor. O leitor não é informado exatamente como grande parte do país está sob controle inimigo, ou como a guerra está indo para os militares australianos. É provável que essa era a intenção de Marsden, dado que a série se concentra mais nos personagens do que na guerra real, e é um reflexo preciso de como Ellie e seus amigos estão isolados da comunicação com o exterior.


 vol.1

 vol. 2

 vol. 3

 vol. 4

 vol. 5

 vol. 6

 vol. 7
Quer ler os livros??????
Faça a reserva deixando um comentário aqui em baixo com o seu nome e série!!!!
Boa leitura!!!!!!

obs: livros para ensino médio

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Livros novinhos ....

Para quem é fã da Coleção das "Garotas da Rua Beacon", agora poderá se divertir lendo o restante da história, pois acabamos de adquirir os outros livros da coleção!!!!!

 vol. 4


 vol. 5

 vol. 6

 vol. 7

 vol. 8 

 vol. 9

 vol. 10

 vol. 11

 vol. 12

Gostou dos livros?????


Faça a sua reserva 
deixando um comentário neste post, com o seu nome e sua série!!!!!

Memória...




As vezes é bastante prático que a nossa memória não funcione tão bem quanto a dos livros. Se bem que sem eles não saberiamos de praticamente mais nada. Tudo seria esquecido.


(Coração de Tinta - Cornelia Funke)




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Livros...



                                         Quando você abre um livro, 
                                         é como num teatro: ali está a cortina. 
                                         Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa. 


                                                                         (Coração de Tinta - Cornelia Funke)



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

E como dói...




"- Sabe o que é bom nos corações partidos? - perguntou a bibliotecária. Neguei.

- É que só podem se partir de verdade uma vez. O resto são apenas arranhões."


(O jogo do anjo - Carlos Ruiz Zafón)



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Blá, blá, blá ...


"Aprender a disciplinar o nosso discurso 
é uma forma de evitar desperdiçar as nossas energias através da boca, 
deixando-nos esgotados e 
enchendo o mundo de palavras, palavras e mais palavras, 
em vez de serenidade, paz e beatitude."


(Comer, rezar, amar - Elizabeth Gilbert)